quarta-feira, 6 de junho de 2007

Semana 6 - proa17/24


Auto-Avaliação


"A imaginação é o único tapete mágico"(Norma Vicenty Peale)


"Eu posso ir aonde eu quiser.Chegar bem perto das estrelas e tocar o céu.
Sonhando eu posso ser rei,quem sabe até um super star.É só deixar a porta aberta para a ilusão entrar.
Eu posso até falar com Deus de noite em minhas orações e caminhar por entre as nuvens feitas de algodão.
Eu posso tudo que eu quiser é só querer e acreditar.
É só acreditar na vida,acreditar na sorte, tudo pode ser,se eu levar a vida a sério se fizer direito se acreditar."(trecho da música Querer é poder-Xuxa e José Augusto).

No ultímo momento consegui colocar música em meu blog.Pensei muito em alguma música que tocasse meu coração e expressa-se o que foi minha caminhada na Oficina do PROA 17(este link é só para fazer media com os profs)(risos)
Esta oficína veio confirmar e solidificar um encantamento que surgiu a 1ano atrás quando a profªSuzana Gutierrez nos apresentou para o BLOG,no encontro presencial deste pós.Penso que uma coisa foi fundamental naquele momento,que foi o entusiasmo da professora Suzana.
Durante esta oficína conhecemos melhor,aprendemos e começamos a desvendar o mundo mágico dos Blogs.
Conhecemos os trabalhos feitos em Blogs por professores que acreditam nesta ferramenta como um ótimo recurso a ser desenvolvido na Educação.Visitamos os diversos blogs e observamos que cada um aborda um aspecto na educação desenvolvendo um trabalho riquíssímo.Tivemos o prazer de conhecer blogs de nossas professoras blogs lindos e ricos neste caminhar sobre a educação.
Deixo aqui um pensamento que traduz tudo que senti ao navegar pelos blogs que deveriamos visitar."A razão e a paixão são o timão e a vela..de nossa alma navegante"(Kahlil Gibram).
Blogar,formatar modelos,perfil,postagens,adicionar imagens,colocar som,recadinhos,calendário,hora,Blog Teste(recurso que nos permitiu aprender sem medo de errar pois ali todo erro era permitido),blogline,blogrol,feeds,clip blog,links,postar pelo email,bincar em nossas janelas,aprender com os blogs colaborativos das colegas:Orkut;Bubbleshare;Del.icio.us;Flicker;Flogs;Google Docs;Mapasonline;Stripcreator;Toufee;youtube e tantos outros recursos foram postos ao nosso alcance para que conhecessemos aprendessemos e dominassemos.
Lemos textos que nos permitiram refletir sobre o uso destes recursos e nos despertaram para a riqueza de seu uso na educação.Textos da prof.Gutierrez sobre "Mapeando Caminhos de autoria e autonomia",a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de profs que cooperam em comunidades de pesquisadores (na UFRGS sua dissertação de Mestrado).Diz ainda que a web e blogosfera vem passando por inúmeras transformações.
Também lemos sobre"Distribuição de Conteúdos e Aprendizagem On-line"artigo tambem da prof Suzana,que aborda sobre tecnologias de agregação(como os RSS,XML ou Atom),recurso como diz a prof Suzana permite um compartilhar fácil permitindo assim um enriquecimento no trabalho colaborativo.
Então para terminar ao falar sobre meu desempenho penso que fui ótima,maravilhos.Não estou falando na realização das tarefas,no cumprimento dos prazos estabelecidos,na realização das terefas opcionais.Estou falando que fui ótima quando rompi meus limites,quando depois de me sentir perdida navegei e encontrei o farol novamente,fui ótima quando a cada conquista me senti uma verdadeira aluna vitoriosa na aprendizagem.Fui ótima quando fui capaz de abrir mão de outras coisas importantes na minha vida para me dedicar a esta ofícina.
Mas sei que NÃO FUI ÓTIMA quando não pedi a ajuda necessária quando não busquei apoio quando fiquei me sentindo sózinha e não busquei as orientações que tornariam minha aprendizagem muito mais fácil.Não fui ótima quando não cumpri as tarefas nos prazos estabelecidos.Não fui ótima quando por medo não tentei fazer algumas terefas opcionais.
Mas digo que esta oficina foi mágica,mágica como é um BLOG.Que com ela foi plantado em mim os prés requisitos necessários para que eu possa ir em frente.Como diz a prof. Suzana fomos preparadas para seguir vôo sózinhas,então para terminar afirmo que sou como aquele pássaro que esta dando seus primeiros razantes e com certeza só precisa de tempo para que suas assas se tornem mais firmes,pois ele sabe que tudo que era necessário para seguir em frente lhe foi ENSINADO/APRENDIDO.
Quero deixar então a todos vÔces PROFESSORES desta oficina e a todos meus COLEGAS um grande abraço e digo com certeza que esta oficina deixara saudade.Veragomes

domingo, 3 de junho de 2007

Semana 4-proa17/16


Relatório sobre as atividades da semana.

Novo grupo,nova possibilidade de realização do trabalho.Digo que valeu a pena.Consegui neste grupo colaborar com o desenvolvimento do trabalho.Quando falamos em trabalho colaborativo,sabemos que o desenvolvimento depende do esforço de cada um,em prol do todo.
Estudamos sobre o aplicativo TOUFEE recurso até então desconlhecido por todas nós.Nossa colega Adriana prontamente tomou a frente e criou nosso blog,fazendo o convite para as demais colegas.Foi um alívio,pois não foi preciso decidirmos quem faria isto.Apartir dai começamos a nos comunicar e a realizar as tarefas.Eu fui logo em busca de informações pois não podia perder esta nova oprotunidade de recuperar tarefas.Começamos a nos comunicar e cada participante(não todos)fizeram suas postagens com as descobertas.
Descobrimos que o Toufee é a mais fácil maneira de se cria e publicar "apresentações" e filmes Flash online.Usa a image,e sabemos que nosso universo esta povoado de imagens,e elas sempre fascinam a todos.A imagem tem uma leitura riquíssima,e consegue transportar o observador a sensações diversas.
Continuamos a caminhanda tentando desvendar o tutorial.Depois de várias tentativas consegui colocar no blog teste(pois estava com medo de errrar!),o tutorial.Deu certo mas como foi feito mais no chutometro ainda estamos elaborando o tutorial com nossas palavras,visto que o aplicativo é em inglês.
Então para finalizar digo que esta nova oportunidade de recuperar as atividades foi ótima.Que consegui um entrosamento muito bom com a colega Adriana,e tenho percebido como no trabalho em grupo é importante haver entrosamento,afinidade,simpátia mesmo sendo a distância.
O GRUPO segue construindo e com certeza quem olhar nosso blog,conhecerá este aplicativo TOUFEE.

Semana 5- proa 17/22

Atividade opcional:Usando a possibilidade de postar no blog por correio eletrônico.
Depois de muito tentar acordei hoje e tive uma luz,descobri o que estava faltando para dar certo!Como tudo, depois que aprendemos,fica fácil e simples.Achei bem interessante este recurso.


PENSAMENTOS.
 
A aprendizagem é uma navegação sem fim. (Pierre Levy)
 
Que não te despojem de teu sentido inicial.
É fácil crer no que crê a multidão. (Goethe)
 
A vida cotidiana é  a vida de  "todo homem".
A vida cotidiana é a vida do "homem inteiro".(Agnes Heller)
 
Cada um de nós compõe a sua história.
Cada um carrega o dom de ser capaz e ser feliz.(Almir Sater)
 
Emoticons GRATUITOS para seu e-mail – do IncrediMail! Clique aqui!