sábado, 5 de maio de 2007

Socializando



Estou fazendo TESTES, me sinto uma verdadeira cientísta maluca.Tenho a sensação que a qualquer momento me perderei neste mundo virtual e não conseguirei voltar ao mundo real a cada nova tentativa é como se estivesse perdida sei lá aonde (mas sei que muito longe de qualquer recurso).Mas vou seguindo devagar e sempre.Vamos ver como foi este TESTE.

Fazendo um balanço!!



"NÃO HÁ SABER MAIOR OU SABER MENOR.HÁ SABERES DIFERENTES". (Paulo Freire).

Lendo e analizando os textos propostos para a 1ªsemana de trabalho e navagando em vários blogs sugeridos me sinto como uma criança que acabou de ganhar um presente e esta feliz da vida.uma sensação gostosa de descobertas,de possibilidades,se abriram pra min.Se pudessemos com a educação despertar em nossos alunos estes sentimentos que penso todos nós cursistas temos sentindo durante este Pós com certeza a educação não estaria a beira do "Caos".Tenho percebido que motivação,entusiasmo,desafios,coisas novas são molas propulsoras que levam a aprendizagem.

WEBLOGS,(BLOGS) ser BLOGEIRA estou achando super chique fazer parte deste novo(não tão novo!)espaço virtual.Quero me atirar de cabeça,embora o tempo seja curto para tantas possibilidades de saber,mas aprenderei os prés requisitos para poder seguir CAMINHANDO.

Analizando as inúmeras possibilidades deste recurso sinto que só sei o Básico.O básico dos básicos.Ainda não consegui:colocar música,colocar o bubbleshare; o You Tuble; photostream(que tem no blog da prof.Suzana)adorei; como colocar links; a sala de visitas dos recadinhos coloridos; calendário; e muitos outros recursos,pois cada vez que vejo uma coisa nova em blog ficou com muita vontade de aprender.Sei que é necessário tempo e dedicação mas neste momento o tempo é curto vou tentar aproveitar o maximo possível.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Caminhando



"UMA PÁGINA NA INTERNET É COMO UMA MÃO ESTENDIDA",diz a professora Suzana Gutierrez em seu texto Mapeando Caminhos de autoria e autonomia(dissertação de seu Mestrado em 2004).
Acredita a prof. Suzana Gutierrez,que é por esse,mais do que qualquer outro motivo que os Weblogs explodiram criando este novo espaço a "blogosfera".
Os Weblogs ou simplesmente os "blogs" são um tipo especial de página na rede mundial de computadores(web), se tornou este fenomeno a pouco tempo, mas existe praticamente desde o surgimento da própria web.
Os weblogs são dinâmicos e normalmente monstram os conteúdos recentes na 1ª página sobre a forma de textos curtos,as postagens ou post(como são chamados).Tambem são dispostos em ordem cronológica reversa.Apresentam poucas divisões internas,quase sempre restritas a "links" para os artigos mais antigos,e para algumas páginas que descrevem o site e o autor.Apresentam também quantidades de links para outras páginas que geralmente são outros weblogs.
Podem ser criados com facilidade,editados e publicados com pouquissímo conhecimentos técnicos.
Mediante um simples cadastro na rede é possível ter ascesso as ferramentas que realizam codificações do weblog,sua hospedagem e publicaçõe.
Agumas Curiosidades sobre weblogs:
David Winer mantém um dos weblogs mais antigos da web o Scripting News criado em 1996.
Em 1999,foram criados os primeiros serviços de weblogs como o Blogger,do Pyra Lab(hoje do Google) e o Edith This Page(hoje Manila) da Userland.
Blogcount é um weblog que monitora a blogosfera,registrando o número de weblogs existentes e acompanha o número de weblogs publicados e faz previsões sobre seu aumento.
Diz ainda a professora Suzana Gutierrez,que nos weblogs formam-se verdadeiros "ANÉIS",webrings,de blogs que se comunicam e se referem mutuamente.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Construindo Caminhos


Sou a Vera Lucia Selister Gomes,moro em Bagé,cidade próxima a fronteira com o Uruguai,onde no inverno o vento minuano sopra percorrendo nossos lindos Pampas.
Sou um a pessoa de bem com a vida pois tenho o que mais prezo que é paz interior.Tenho caminhado durante estes 53anos tentando viver dentro daqueles princípios que valorizo e tenho tentado me tornar um ser humano cada vez melhor.Aprendi que só a maturidade pode nos levar a atingir o "Caminho do melhor entendimento sobre a Vida e suas situações".
Quando olho para traz sinto uma doce sensação de paz, pois ao pensar nas escolhas que fiz ao longo de minha vida tenho certeza que faria todas novamente.
Quando penso neste Pós digo que ele mexeu muito comigo.Me tirou de uma situação de segurança,de estabilidade,de domínio para me jogar em uma turbulência total,me tirar o chão, me desestabilizar,de romper meus limites e pude confirmar que precisamos sempre de motivação,de situações novas para crescermos e nos sentirmos capazes de construir algo melhor.
O computador entrou em minha vida quando minhas filhas foram estudar em Porto Alegre para fazer faculdade e deixaram o computador parado,ocioso.Até que um belo dia decidi que era um absurdo um computador parado sem uso.Então apartir daquele momento eu e o computador começamos uma relação de Amor e muitas vezes de Ódio e tenho certeza sera uma relação sera duradoura.
Quando terminar este PÓS sairei da sala de aula(para mim o pátio da escola) e começarei nova caminhada como multiplicadora no NTE. Sei que sera uma experiência maravilhosa.
Confirmei para mim durante a prática dos PAS nas Escolas,que os novos recursos da tecnologia na educação serão sem dúvida o caminho que deverá ser seguido para que a Educação volte a desempenhar sua função que é de permitir que os Alunos se tornem seres pensantes e que com os novos recursos da tecnologia e comunicação possam aprender a construir seus conhecimentos.As mudanças estão ai,as transformações são infinitas,o mundo gira apressadamente,não é mais possível imaginar sómente o Quadro Negro como recurso.O computador representa, penso eu, para nossos Alunos o que o quadro negro representou na Educação quando surgiu.
Então ou mudamos a forma de Ensinar, aprendemos a usar os novos recursos ou estaremos criando uma geração de Não Pensantes(como aprendemos nos nossos estudos).
Meu lema:
"FAREI NO INICIO O INDISPENSÁVEL,DEPOIS FAREI O POSSÍVEL E ENTÃO DE REPENTE ESTAREI FAZENDO O IMPOSSÍVEL"(São Francisco de Assis)