sexta-feira, 4 de maio de 2007

Caminhando



"UMA PÁGINA NA INTERNET É COMO UMA MÃO ESTENDIDA",diz a professora Suzana Gutierrez em seu texto Mapeando Caminhos de autoria e autonomia(dissertação de seu Mestrado em 2004).
Acredita a prof. Suzana Gutierrez,que é por esse,mais do que qualquer outro motivo que os Weblogs explodiram criando este novo espaço a "blogosfera".
Os Weblogs ou simplesmente os "blogs" são um tipo especial de página na rede mundial de computadores(web), se tornou este fenomeno a pouco tempo, mas existe praticamente desde o surgimento da própria web.
Os weblogs são dinâmicos e normalmente monstram os conteúdos recentes na 1ª página sobre a forma de textos curtos,as postagens ou post(como são chamados).Tambem são dispostos em ordem cronológica reversa.Apresentam poucas divisões internas,quase sempre restritas a "links" para os artigos mais antigos,e para algumas páginas que descrevem o site e o autor.Apresentam também quantidades de links para outras páginas que geralmente são outros weblogs.
Podem ser criados com facilidade,editados e publicados com pouquissímo conhecimentos técnicos.
Mediante um simples cadastro na rede é possível ter ascesso as ferramentas que realizam codificações do weblog,sua hospedagem e publicaçõe.
Agumas Curiosidades sobre weblogs:
David Winer mantém um dos weblogs mais antigos da web o Scripting News criado em 1996.
Em 1999,foram criados os primeiros serviços de weblogs como o Blogger,do Pyra Lab(hoje do Google) e o Edith This Page(hoje Manila) da Userland.
Blogcount é um weblog que monitora a blogosfera,registrando o número de weblogs existentes e acompanha o número de weblogs publicados e faz previsões sobre seu aumento.
Diz ainda a professora Suzana Gutierrez,que nos weblogs formam-se verdadeiros "ANÉIS",webrings,de blogs que se comunicam e se referem mutuamente.

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi vera
Eu sou uma entusiasta das coisas que unem as pessoas, de tudo aquilo que se comunica.
Espero que tenhas gostado do texto e que ele te leve a pensar muitas coisas além da funcionalidade que aplicativos e programas nos possibilitam.
abraço!
Suzana Gutierrez