sexta-feira, 1 de junho de 2007

BLOGS COLABORATIVOS


Análise dos Blogs Colaborativos

Ao analizar os Blogs Colaborativos pude perceber a dedicação,entusiasmo,competência,vontade de aprender de todos de todos os participantes dos grupos.Todos os temas abordados são de extrema importância pois nos ensinam a usar a grande gama de novos recursos(novas tecnologias)na educação.São novas possibilidades que se abrem e tornarão(já estão tornando)nossa educação mais apropriada para nossos alunos que com certeza fazem parte de um mundo novo.Sabemos que logo,logo não será mais possível continuar ensinando sómente com a maneira tradicional(antiga) de ensinar.
Percebemos pelo que todos os grupos comprovaram que todas as teorias sobre Educação podem serem aplicadas no uso destes novos recursos.
Algumas teorias que foram mais citadas pelos grupos:
Com Piaget que diz"o conhecimento é construido na experiência.É fazendo que se aprende a fazer".
Com Paulo Freire percebemos como é importante conceber a Educação baseada no princípio educar para transformar educar para a cidadania.
Freinet diz que "Estar em contato com a realidade em que vivem os alunos é fundamental.Aproxima as crianças do conhecimento da comunidade e da à elas o poder de transformar a realidade".
Gardner preconiza que "é necessário que o aluno pense sobre aquilo que faz e esteja em situação de criação ou resolução de problema.

Orkut
O Orkut é um meio de se entrar em contato com outras pessoas.É uma rede social onde se encontram amigos,conhecidos,ex colegas.Pode-se compartilhar fotos se falar de profisssão,do dia a dia,amores,disabores etc.Encanta principalmente os adolescêntes.
O grupo fez um trabalho ótimo,com um tutorial bem explicativo.Abordou a maneira de como pode ser usado no processo educativo.O grupo demonstrou muito entrosamento.As explicações saõ claras.O blog tem uma aparência agradável.

Flog
É um registro público na internet de fotos que podem ser colocadas em ordem cronologica,ou apenas inseridas pelo autor,de forma parecida com um blog.Ainda é possível colocar legendas .
O grupo fez um trabalho rico,bem escalecedor,apresentaram um tutorial bem explicativo.O trabalho esta ótimo.O blog é atrativo apresenta vários recursos que foram aprendidos durante a oficina.

Google Docs
É o escritório online mais usado.As colegas fiseram um trabalho bem completo,apresentaram um tutorial,e as utilidades deste serviço.O blog esta bem esclarecedor.

Del.icio.us
É um aplicativo utilitário que permite aos usuários adicionar sites favoritos.
A colega fez um trabalho muito completo,extremamente técnico,colocando todas as explicações possíveis.Trabalhou sózinha e isto deve ter lhe exigido esforço redobrado.

Bubbleshare
É um serviço de compartilhamento de fotos,é de fácil criação pois não precisa conhecimentos técnicos.
O grupo apresentou um tutorial bem esclarecedor.O trabalho foi colocada de maneira clara,o blog esta com aparência bonita.Fazem referência as teorias da Educação a serm usadas.

Youtube
É um serviço online de videos que permite a qualquer pessoa compartilhar seus videos que foram carregados por todos os usuários cadastrados.
O grupo apresentou um tutorial explicativo.O blog apresenta outros recursos aprendidos na oficina.O trabalho esta ótimo.

Mapas on-line
Este aplicativo pode ser considerado uma verdadeira aula de geografia.
As colegas trabalharam colaborativamente,o blog esta com aspecto agradável(as fotos das componentes no inicio da página ficou bem legal).Tráz um tutorial explicativo.

Thumbstacks
É um serviço baseado na web que permite criar apresentações desde seu browser.
As colegas fizeram um tutorial.Trabalharam colaborativamente.O blog tem uma aprecência agrádavel.Usaram outros recursos aprendidos na oficina.

Stripcreator
Recurso muito interessante pois trabalha com a criação de histórias em quadrinhos que sempre mexem com a imaginação, principalmente das crianças.
O grupo trabalhou colaborativamente,apresentaram um tutorial.Pesquisaram sobre a história em quadrinhos,seu surgimento e sobre os softwares que permitem sua criação.O trabalho é bem explicativo traz um tutorial com todos os passos a serem seguidos.

Flickr
É um aplicativo que permite organizar as fotos,permitindo ou não seu compartilhamento.O blog traz bastante explicações,traz um tutorial,as colegas trabalharam colaborativamente.O blog tem uma aparência muito agradável.As colegas se dedicaram bastante no trabalho.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Semana 5-Atividade 21

"VOCE CRIA SEU PRÓPRIO UNIVERSO AO LONGO DO CAMINHO"(Winston Churchio).

A tarefa era visitar os blogs da colegas cujo nome estavam após o nosso nome na disciplina do curso.
Analizar,comentar,sugerir,ao visitarmos os blogs.

Maria Otília Pelo que pude perceber a colega,não conhecia este recurso,e devido ao acumulo de atividades que possui,não consegue tempo para se dedicar as atividades solicitadas.Demosntra força de vontade,mas esta bem atrasada com as tarefas do blog.Não explorou os recursos.Não fez as reflexões sobre as leituras.Penso que a colega tem muita capacidade mas neste momento não esta conseguindo recuperar as atividades passadas e se interrar das atividades atuais.Acredito que ira cumprir as tarefas mesmo que em prazo não hábil.


Denise Bonin- O blog da colega tem uma aparência agradável,procura manter as postagens atualizadas,seus comentários são fundamentados nas leituras,de maneira clara.Usa vários recursos que foram ensinados.Demostra vontade e dedicação na realização das tarefas.

Sirlei Lopes- A colega mantem seu blog atualizado,demosntra domínio dos recursos.Seu blog tem aparência agradável.Faz adordagens reflexivas fundamentadas em suas postagens.Gostei bastante de seu blog.

Aladir-O blog da colega traz alguns recursos aprendidos no curso.Faz algunas postagens sobre as atividades.

Quando avaliamos uma atividade devemos levar em consideração vários aspectos.Avaliar não é uma atividade fácil.Ao avaliarmos o trabalho de nossas colegas percebemos as diferenças entre eles,e como professores sabemos que o respeito as diferenças são fundamentais.Percebemos que cada aluno tem seu desenvolvimento,seu comprometimento.
Avaliar os blogs dos colegas é tarefa difícil pois como participantes deste curso sabemos que todos correm atrás da máquina e notamos que aqueles alunos que possuiam algum pré requisito,conseguem realizar as tarefas com mais desenvoltura.Sentimos que o tempo é curto para tantos fazeres e que todos tentaram romper seus próprios limites.Então penso que os blogs que avaliei as colegas tentaram apesar das diferenças,cumprir suas tarefas.Não podemos tambem deixar de admirar aqueles alunos que se destacam,que cumprem todas as solicitações.Estes alunos fazem a diferença e sempre encontramos em nossa caminhada alunos que fazem a diferença.Mas sabemos que nossa missão é ensinar a aprender.E neste curso os alunos que não conseguem realizar as tarefas em dia com certeza estarão aprendendo e criando os prés requisitos para sua caminhada no mundo das Novas Tecnologias na Educação.
Percebemos que este recurso do uso do BLOG na educação é requissímo e se for usado com objetivos claros quanto a sua aplicação é de grande valia.

domingo, 27 de maio de 2007

Semana 4



Atividade 13-14-15-16 Blog colaborativo.
Participei no primeiro momento do trabalho do grupo que abordou o tema ORKUT,como tive pouca participação fui rebaixada,como disse minha colega Adriana(do novo grupo).
O tema do meu novo grupo é TOUFEE.


Blog do grupo-
TOUFEE é a mais poderosa e fácil maneira de se criar e publicar "apresentações" e "filmes flash" online.Permite centenas de efeitos especiais para serem aplicados nas fotos,nos filmes e nos textos.
O TOUFEE,tem um compartilhar excelente e caracteristicas colaborativas pois os usuários de TOUFEE podem avaliar os filmes criados por membros cadastrados ou adicionar comentários a um filme.Os filmes criados por TOUFEE podem ser afixados em website.
Uma caracteristica poderosa do TOUFEE é a de permitir aos usuários uploadar diretamente seus filmes os locais sociais do networking como o MYSPACE,HI5,FRIENDSTER,BLOGGER,XANGA,LIVEJOURNAL e aos locais como o BAY.
Existem Tutoriais Interativos para se observar antes de começar a usar TOUFEE e tutorial de videos.
Os Tutoriais ajudam a começar uma sessão neles se encontram grandes feitos realizados por seus membros.
Já é possível observar,mesmo com o conhecimento ainda no inicio sobre TOUFEE,que eles podem servir de recursos na educação a medida que incentivam a criatividade dos alunos,e que é um recurso que desperta muito interesse pois usa a imagem ,e como disse nossa colega de grupo a Adriana "Nosso mundo esta povoado de imagens e a sua leitura é riquíssíma".Desenvolve a cooperação e habilidades que são necessárias em nosso século.
Os estudiosos das novas Tecnologias na Educação tem afirmado que todos os novos recursos só terão poder de aprimorar o desempenho dos alunos,se ambos,professores e alunos souberem o que estão buscando.

Semana 3- Blog teste



Tenho aprendido vários recursos para serem usados no blog,mas ainda existe uma gama de muitos outros que preciso aprender,mas vou indo um passo de cada vez..O blog teste foi muito importante pois ele permite que erramos sem nos preocuparmos muito pois nele tudo pode ser concertado.Achei bem util o blog teste.

Semana 2-



"Siga seu entusiasmo e o universo abrirá portas para você onde antes só havia paredes.(Joseph Campbell)


DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS E APRENDIZAGEM ON-LINE-da Professora Suzana Gutierrez.
A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds"(fontes)RSS.No arquivo RSS são incluidas informações com títulos,páginas(endereço exato de onde há algo novo),descrição das alterações,data,autor,etc todas as últimas atualizações do site ao qual a pessoa esta agregada.
Funciona sobre a linguagem XML(Extensible Markup Languagem)e é usado para compartilhar conteúdos da web.
É uma maneira prática e rápida dos conteúdos chegarem até nós,e são os conteúdo que a pessoa escolhe.Impedindo assim o incomodo de correspondências indesejadas e de possíveis virus.
Diz a professora Suzana Gutierrez que os RSS,são uma nova maneira das pessoas se relacionarem com a informação.
ATOOM- é baseado na linguagemXML,é mais sofisticado,é tambem um formato para divulgar notícias.É um protocolo que serve para publicar e editar Fontes Web,que são periodicamente atualizadas,como por exemplo blogs.
Na educação por meio de protocolos RSS ou ATOM,os weblogs e sitios de alunos,professores,instituições,cursos etc são possíveis de serem acompanhados,lidos e comentados,enriquecendo assim o trabalho dos grupos colaborativos.

Revendo atividades - Semana 1

Atividade 2-
Visita aos blogs recomendados.Todos os blogs estão relacionados com aeducação e abordam os mais variados temas.São blogs riquíssimos e diversificados.Monstrando que este recurso esta se tornando aos poucos um grande aliado do professor na educação e proporciona tambem reflexões coletivas sobre a educação.

Comentando alguns blogs:
Gutierrez/su - Blog da professora Suzana Gutierrez.
É um blog,lindo,cheio de emoção,de relatos da sua caminhada com seus alunos,suas reflexões.Compartilha os momentos com seus menimos do basquete,nos previlegiando com suas fotos.Adorei a frase dita por ela "Meus olhos são como janelas e eu me debruço a olhar o mundo. Não sem certa desilusão, por vezes... Mas com alguma surpresa de tempos em tempos ...".

Vamos blogar?-Vamos blogar é um blog que ensina a usar vários recursos do blog,para se trabalhar na educação.Contem postagem sobre educação e reflexões.

Blogosfera Marli-blog de professor- Blog da professora Marli é um blog que aborda vários assuntos sobre educação faz reflexões sobre os temas que estão em evidência na educação.O blog possui diversos recursos deixando sua aparência muito bonita e agradável.

Tridisciplina-blog de disciplina-Relata experiências,pesquisas de trabalho sobre movimentos sociais e educação.

Pelo trabalho desenvolvido pelos criadores deste blogs,podemos ter certeza que este recurso abre novas possibilidades de se trabalhar com os alunos.Possibilidades riquissímas pois leva o aluno a criar,refletir,a opinar sendo conduzido a uma caminhada de autonomia principalmente do pensamento,pois o aluno como diz Piaget precisa ser o construtor de seu saber.O professor neste processo ,neste novo recurso sempre será orientador,condutor,mas estara sempre aprendendo com os alunos na medida que consegue perceber a forma como eles percebem o mundo.

Recuperando atividades




"Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo.Não posso abrir-lhe outros mundos além daqueles que há em sua própria alma.Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade,o impulso,a chave.Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo,e isso é tudo"(Hermann Hesse)

Ter possibilidades de cumprir as tarefas mesmo que fora de prazo é de extrema importância,pois nem sempre é possível realiza-lás nos prazos determinados.Então começo agora a postar as tarefas que estavam em atraso,embora muitas delas já tinham sido realizadas mas não postadas.
Pensando em Educação,em ensinar/aprender vejo quanto é importânte permitir que nossos alunos tenham novas possibilidades de realizarem as tarefas solicitadas.Sem que deixemos bem claro e não comprometemos os princípios de responsabilidade,cooperação,autonomia,criatividade e muitos outros que norteiam nosso trabalho.Quando respeitamos as diferenças dos alunos,as levamos em conta,estaremos dando a muitos uma oportunidade que talvez seja fundamental na vida deles.
Sempre vários alunos aproveitam as oportunidades e com isto estaremos ajudando muitos
a se superarem.