sexta-feira, 1 de junho de 2007

BLOGS COLABORATIVOS


Análise dos Blogs Colaborativos

Ao analizar os Blogs Colaborativos pude perceber a dedicação,entusiasmo,competência,vontade de aprender de todos de todos os participantes dos grupos.Todos os temas abordados são de extrema importância pois nos ensinam a usar a grande gama de novos recursos(novas tecnologias)na educação.São novas possibilidades que se abrem e tornarão(já estão tornando)nossa educação mais apropriada para nossos alunos que com certeza fazem parte de um mundo novo.Sabemos que logo,logo não será mais possível continuar ensinando sómente com a maneira tradicional(antiga) de ensinar.
Percebemos pelo que todos os grupos comprovaram que todas as teorias sobre Educação podem serem aplicadas no uso destes novos recursos.
Algumas teorias que foram mais citadas pelos grupos:
Com Piaget que diz"o conhecimento é construido na experiência.É fazendo que se aprende a fazer".
Com Paulo Freire percebemos como é importante conceber a Educação baseada no princípio educar para transformar educar para a cidadania.
Freinet diz que "Estar em contato com a realidade em que vivem os alunos é fundamental.Aproxima as crianças do conhecimento da comunidade e da à elas o poder de transformar a realidade".
Gardner preconiza que "é necessário que o aluno pense sobre aquilo que faz e esteja em situação de criação ou resolução de problema.

Orkut
O Orkut é um meio de se entrar em contato com outras pessoas.É uma rede social onde se encontram amigos,conhecidos,ex colegas.Pode-se compartilhar fotos se falar de profisssão,do dia a dia,amores,disabores etc.Encanta principalmente os adolescêntes.
O grupo fez um trabalho ótimo,com um tutorial bem explicativo.Abordou a maneira de como pode ser usado no processo educativo.O grupo demonstrou muito entrosamento.As explicações saõ claras.O blog tem uma aparência agradável.

Flog
É um registro público na internet de fotos que podem ser colocadas em ordem cronologica,ou apenas inseridas pelo autor,de forma parecida com um blog.Ainda é possível colocar legendas .
O grupo fez um trabalho rico,bem escalecedor,apresentaram um tutorial bem explicativo.O trabalho esta ótimo.O blog é atrativo apresenta vários recursos que foram aprendidos durante a oficina.

Google Docs
É o escritório online mais usado.As colegas fiseram um trabalho bem completo,apresentaram um tutorial,e as utilidades deste serviço.O blog esta bem esclarecedor.

Del.icio.us
É um aplicativo utilitário que permite aos usuários adicionar sites favoritos.
A colega fez um trabalho muito completo,extremamente técnico,colocando todas as explicações possíveis.Trabalhou sózinha e isto deve ter lhe exigido esforço redobrado.

Bubbleshare
É um serviço de compartilhamento de fotos,é de fácil criação pois não precisa conhecimentos técnicos.
O grupo apresentou um tutorial bem esclarecedor.O trabalho foi colocada de maneira clara,o blog esta com aparência bonita.Fazem referência as teorias da Educação a serm usadas.

Youtube
É um serviço online de videos que permite a qualquer pessoa compartilhar seus videos que foram carregados por todos os usuários cadastrados.
O grupo apresentou um tutorial explicativo.O blog apresenta outros recursos aprendidos na oficina.O trabalho esta ótimo.

Mapas on-line
Este aplicativo pode ser considerado uma verdadeira aula de geografia.
As colegas trabalharam colaborativamente,o blog esta com aspecto agradável(as fotos das componentes no inicio da página ficou bem legal).Tráz um tutorial explicativo.

Thumbstacks
É um serviço baseado na web que permite criar apresentações desde seu browser.
As colegas fizeram um tutorial.Trabalharam colaborativamente.O blog tem uma aprecência agrádavel.Usaram outros recursos aprendidos na oficina.

Stripcreator
Recurso muito interessante pois trabalha com a criação de histórias em quadrinhos que sempre mexem com a imaginação, principalmente das crianças.
O grupo trabalhou colaborativamente,apresentaram um tutorial.Pesquisaram sobre a história em quadrinhos,seu surgimento e sobre os softwares que permitem sua criação.O trabalho é bem explicativo traz um tutorial com todos os passos a serem seguidos.

Flickr
É um aplicativo que permite organizar as fotos,permitindo ou não seu compartilhamento.O blog traz bastante explicações,traz um tutorial,as colegas trabalharam colaborativamente.O blog tem uma aparência muito agradável.As colegas se dedicaram bastante no trabalho.

3 comentários:

Elô disse...

Olá Colega Vera!

Estou olhando seu blog. Gostei muito dele. Seus textos são bem consistentes. Um ótimo final de semana pra você. Eloisa

veraselistergomes disse...

Obrigado colega.Bom finde pra ti tbem.Abraços.

Maristela disse...

Olá colega,
Estou conferindo sua dica para alterar nossa versão final de trabalho colaborativo. Valeu, obrigada.
Maristela grupo flog